Informativo Eletrônico da CAI | Edição nº.01, Ano 2013

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná

Editorial de Lançamento

A Comissão de Advogados Iniciantes (CAI) é composta por advogados com até 5 (cinco) anos de inscrição nos quadros da OAB Paraná e tem como principal escopo realizar projetos e eventos em benefício dos novos profissionais da advocacia.

O boletim informativo da CAI será disponibilizado mensalmente a fim de divulgar nossos projetos, seu desenvolvimento, bem como os resultados obtidos, visando promover a aproximação de toda classe de advogados iniciantes e deixá-los cientes das atividades da CAI.


Índice de conteúdo

  1. Anuidade
  2. II Dianóstico da Advocacia Iniciante
  3. OAB vai à escola
  4. Curso de capacitação
  5. Projeto filantrópico
  6. Projeto revista OAB
  7. Calendário da próxima reunião
  8. Espaço OABPrev-PR
  9. Espaço CAA/PR
  10. Comissão de Advogados Iniciantes

Anuidade

Comissão propõe revisão dos critérios de desconto na anuidade para advogados iniciantes

Como seu primeiro ato na Gestão 2013/2015, a Comissão dos Advogados Iniciantes apresentou requerimento à diretoria da OAB Paraná pleiteando a revisão da Resolução n.º 16/2012 do Conselho Seccional que prevê desconto no pagamento da anuidade ao advogado iniciante. Segundo esta resolução, o critério eleito para concessão do benefício conta-se da data de formatura do advogado (Art. 2º, item II). A CAI reivindicou a mudança do critério para que o desconto seja contado da data de inscrição do profissional junto à OAB Paraná. A presidência da OAB/PR considerou justa a reivindicação e aplicará no próximo exercício o critério de contagem a partir da data de inscrição do advogado (Of. n.º 015/2013GP, de 01/02/2013).


II Diagnóstico da Advocacia Iniciante

Pesquisa oferecerá base de dados e melhor estruturação dos projetos da CAI

A CAI lançou no dia 15 de abril o 2º Diagnóstico da Advocacia Iniciante. A pesquisa consiste num formulário eletrônico disponível no site da OAB/PR, que permitirá a elaboração de um inventário das condições de trabalho e remuneração do jovem advogado, bem como do conhecimento acerca dos serviços oferecidos pela OAB/PR, das atividades da Comissão de Advogados Iniciantes e da observância da Tabela de Honorários. Em 2010, a Comissão de Advogados Iniciantes realizou o 1º Diagnóstico. Os dados fornecidos serviram de subsídio para a elaboração dos projetos em benefício do advogado em início de carreira. Passados três anos, é necessário renovar a pesquisa e atualizar a base de dados. Todos os participantes concorrerão a uma licença CPJ e uma Pen Drive 4G oferecidas pela Preâmbulo Informática. O link da pesquisa está disponível no site da OAB/PR. Clique aqui e participe.


OAB vai à escola

Projeto visa levar a alunos da rede pública conhecimento de seus direitos básicos

No próximo mês de maio a CAI dará início ao Projeto “OAB Vai à Escola”, instituído com o objetivo de conscientizar os estudantes do Ensino Médio sobre seus direitos e deveres de cidadania, com foco principal nas comunidades carentes. Os estudantes da rede pública participarão de palestras ministradas pelos advogados iniciantes e receberão cartilha elaborada pela CAI com noções indispensáveis sobre Direitos Fundamentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, Proteção da Mulher, Direito do Consumidor, Eleições e Cidadania, Personalidade Civil, Direito de Família, Direito do Trabalho e Contrato de Estágio. Com subsídio da Caixa de Assistência dos Advogados já foram impressos 5 mil exemplares da cartilha.


Curso de capacitação

Primeira edição do curso de capacitação teve público recorde.

Nos dias 08, 09 e 10 de abril foi realizada a primeira edição do Curso de Capacitação, em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA). O curso é oferecido gratuitamente e envolve aspectos práticos, como as questões relativas à tributação, constituição de sociedade, elaboração de contratos de honorários e procuração, bem como o indispensável conhecimento acerca do Código de Ética da OAB e os canais oferecidos pela Ordem dos Advogados para defesa dos direitos e prerrogativas da classe e denúncia de abusos cometidos. Mais de 450 advogados assistiram às palestras proferidas pelos advogados Maíra S. Fonseca Marques, Eunice Fumagalli Martins e Scheer, Paulo Afonso da Motta Ribeiro, Paulo Roberto Ribeiro Nalin, Daniela BallãoErnlund e Nayara Tataren


Projeto filantrópico

Arrecadação de donativos para a Instituição Lar Amor Real

A CAI criou um Grupo de Trabalho dedicado exclusivamente à elaboração e execução de ações filantrópicas. O primeiro projeto foi voltado à arrecadação de donativos (alimentos, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza) para a instituição Lar Amor Real que cuida de crianças abandonadas e em situação de risco. Graças à generosidade dos advogados que participaram do Curso de Capacitação e do patrocínio disponibilizado pela CAA, foram arrecadados mais de 300 quilos de alimentos e 100 litros de produtos de limpeza. No dia 13 de abril, os membros da CAI visitaram a instituição e organizaram uma tarde de recreação com as crianças.


Projeto Revista OAB

Criada revista eletrônica para publicação de artigos científicos por advogados iniciantes

A CAI lançou o projeto da Revista da Comissão dos Advogados Iniciantes da OAB/PR, destinado à elaboração e publicação de artigos científicos de autoria dos advogados iniciantes paranaenses – aqueles com menos de cinco anos de inscrição na OAB Paraná. A iniciativa visa facilitar e divulgar a produção acadêmica por parte desses profissionais, de modo a proporcionar desenvolvimento pessoal, além de contribuir para o conhecimento jurídico de todos os operadores do Direito. Na edição inaugural, os artigos deverão versar sobre “Os reflexos dos grandes eventos esportivos internacionais sediados no Brasil e a atuação do advogado”. Em breve a CAI divulgará o Edital que consolidará as regras para a participação no projeto. A revista será publicada quadrimestralmente em formato eletrônico, por meio do site da OAB Paraná e diversas outros veículos digitais.


Calendário da próxima reunião

5º Reunião da Comissão de Advogados Iniciantes

A próxima reunião da CAI está marcada para o dia 06 de maio, às 19hs, na sede da Seccional (Rua Brasilino Moura, 253, Curitiba-Pr). Participe!


Espaço OAB-Prev PR

Investir em um plano de previdência privada na juventude é mais vantajoso

Os primeiros anos da atividade profissional de um advogado é a época ideal para se associar ao plano de aposentadoria privada da OAB Paraná. Ingressar ainda jovem na OABPrev-PR significa ter mais tempo para poder contribuir e formar o capital que no futuro servirá para pagar o benefício previdenciário. Levando em consideração que para o sucesso da aposentadoria privada, fatores como valor e tempo de contribuição, aliados a rentabilidade do patrimônio, serão fundamentais para garantir a estabilidade financeira nos anos de velhice, começar o investimento ainda na juventude terá um impacto significativo neste tipo de poupança. Confira os benefícios oferecidos pela OABPrev-PR: Aposentadoria Programada, Aposentadoria por Invalidez, Pensão por morte. Para mais informações ligue - (41) 3250-5855 / 5856 - www.oabprev-pr.org.br


Espaço CAA/PR

A CAA oferece diversos convênios aos advogados de todo o Estado

Através de seu clube de benefícios a CAA oferece diversos serviços e convênios em favor dos advogados, como retribuição pelo pagamento da anuidade. Nesta edição separamos três convênios para os colegas residentes em Curitiba:

Barbearia Clube: serviços de Barba, Cabelo, Faxina na Pele, Mão e Pé, Retirada de Pêlos, Massagem e Podologia, em um ambiente exclusivamente masculino, com espaço de Bar, programação de TV cabo completa, revistas masculinas atualizadas, jornais, café, água, salgadinhos e variedade de cervejas premium. Com a apresentação da carteirinha, os advogados ganham 10% de descontos em todos os serviços. Primeiro refrigerante ou cerveja por conta da casa.

Privilège Clínica Estética e Centro de Beleza: oferece serviços diversos de estética e beleza corporal, com 20% de desconto para todos os tratamentos realizados na clínica.

Estacionamento Auto Park- Unidade Aeroporto: situado à Rua Comandante Aviador José Paulo Lepinski, 306, mediante a apresentação da Carteirinha de inscrição na OABPR os advogados ganham 10% de desconto.


Comissão de advogados iniciantes

Curta a fanpage da CAI e receba todas as novidades da nossa Comissão:

Facebook: facebook.com/iniciantesoabpr
Contato: comissao.advogadosiniciantes@oabpr.org.br

Conselho Editorial:
Fernando Martins Maria Sobrinho- OAB/PR 59.343
Guilherme Brenner Lucchesi- OAB/PR 50.580

Caixa de Assistência dos Advogados

Usufrua dos benefícios que a Caixa dos Advogados disponibiliza para você.

www.caapr.org.br
Escola Superior de Advocacia

Palestras, seminário e cursos de aperfeiçoamento profissional exclusivo para advogados.

www.oabpr.org.br/esa
OABPrev Paraná

Com as vantagens da OABPrev você garante desde já o futuro de sua família.

www.oabprev-pr.org.br

OAB Paraná - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú - (41) 3250-5700 - Curitiba/PR

Acesse o mapa, clique aqui.


Se não estiver visualizando o conteúdo deste e-mail clique aqui

Se não quiser mais receber e-mails da OAB/PR clique aqui para se descadastrar

NÃO RESPONDA ESSE EMAIL!
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, envie um e-mail para assessoria.comunicacao@oabpr.org.br