Informativo Eletrônico da CAI | Edição nº.16, ano 2014.

Caso esteja tendo problemas em visualizar este email, por favor clique aqui.

Informativo Eletrônico da CAI | Edição nº.16, Ano 2014

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná

Informativo Eletrônico da CAI

 

DE FRENTE COM A CAI

Conversa descontraída sobre carreira com o jurista Flávio Pansieri

Após a reunião da CAI, dia 1º de setembro, começando às 20h, receberemos o advogado e conselheiro federal Flávio Pansieri para uma conversa descontraída sobre a carreira, missão institucional da OAB e as várias oportunidades proporcionadas pelo Direito. Todos estão convidados a participar, simultaneamente à conversa, da nossa pizzada por adesão. Serão cobrados R$ 10,00 daqueles que desejarem aderir à confraternização. Solicitamos, ainda, a doação de alimentos não perecíveis para nossa ação filantrópica.


BATE-PAPO

René Ariel Dotti é o convidado da 2ª edição de bate-papos jurídicos da CAI

A Comissão de Advogados Iniciantes e a Escola Superior de Advocacia (ESA) promovem no dia 10 de setembro (quarta-feira) um bate-papo jurídico com o advogado René Ariel Dotti, às 19h, na Sede da Seccional. Advogado, professor titular e doutor pela UFPR, ex-conselheiro federal da OAB, autor de várias obras e coautor de projetos legislativos na seara de direito penal e processo penal, o Professor Dotti possui muito a nos ensinar nesta 2ª edição do encontro. O projeto, idealizado pela CAI em parceria com a ESA, visa aproximar advogados iniciantes de juristas de destaque. Os participantes poderão interagir com o palestrante por meio de uma confraternização descontraída com música, degustação de vinho e canapés. Como inscrição pedimos a doação de alimentos não perecíveis (sugestão: arroz, feijão, macarrão, café ou achocolatado), que serão revertidos em favor da instituição de caridade “A Casa do Pai”. As inscrições são gratuitas através do site da ESA


OAB TALENTO

Projeto propõe integrar advogados e população através da arte

A CAI, por meio do projeto OAB Talento, fará um levantamento das atividades extracurriculares exercidas pelos advogados, como a habilidade em tocar instrumentos, cantar, dançar, atuar, para posteriormente oportunizar apresentações nos eventos da Comissão de Advogados Iniciantes, da OAB/PR, em cursos, palestras, happy hour e festival cultural. A iniciativa visa fomentar a interação entre a OAB e a população através da arte. Além disso, há a intenção de estimular uma maior interação entre os advogados em início de carreira. Se você possui algum talento artístico e deseja compartilhar conosco envie um e-mail para: oabtalento@outlook.com


ESPAÇO ACADÊMICO

Memoriais de julgamento e sustentação oral: função e importância

A atuação do Advogado em segunda instância tem peculiaridades distintas da atuação em primeiro grau. Notadamente, duas ações são de especial atenção, e fundamental importância para o deslinde do feito: a apresentação de memoriais e a realização da sustentação oral.

É de conhecimento de todos a assoladora quantidade de processos a serem analisados e julgados por cada magistrado. Acresce-se a isso, ainda, o fato de que, em segunda instância, sempre haverá ao menos um Desembargador vogal, que não terá qualquer acesso aos autos. Seu voto, assim, será baseado no relatório e voto do relator e, quando houver, do revisor.

Diante disso, é imperativo ao zeloso Advogado fazer uso dos memoriais e da sustentação oral, sempre que possível. Os memoriais têm por escopo o que o próprio nome denota: o que traz à memória. Assim, devem-se colacionar apenas os principais argumentos, para que os Desembargadores cheguem à sessão já cientes do que será julgado.

Já a sustentação oral, por sua vez, tem efetivamente o condão argumentativo e de convencimento dos julgadores. Durante a sessão, é conferida a palavra ao Advogado pelo prazo regimental, ocasião em que tem contato direto com os Desembargadores, devendo assim, também de modo objetivo e claro, refutar os argumentos da parte contrária e demonstrar as razões pelas quais a sua tese deve prevalecer.

Dos conselhos dos mais renomados Advogados, atuais e pretéritos, sempre se depreende a necessidade de se utilizar de todos os meios para atuar em defesa dos interesses do cliente. Deste modo, em sede recursal, inconteste é a valia da apresentação de memoriais e da sustentação oral.

Khalil Vieira Proença Aquim- OAB/PR n.° 60.973 (Membro da CAI)


AGENDA

Reunião da Comissão de Advogados Iniciantes

A próxima reunião da CAI está marcada para o dia 1ºde setembro, às 19h, na sede da Seccional (Rua Brasilino Moura, 253, Curitiba-PR). Participe!


Espaço ESA

Programa-se e participe

2406

 Curitiba (seccional)

09/09/2014 a 30/09/2014

 

2469

Curitiba (seccional)

15/09/2014 a 18/09/2014

.

 

2464

Telepresencial

(Disponível para 21 subseções)

Gestão de escritórios de advocacia

22/09/2014 a 25/09/2014

 

2437

Telepresencial

(Disponível para 24 subseções)

15/09/2014 a 17/09/2014


ESPAÇO CAA/PR

CAA oferece diversos serviços e convênios

Cineplex Shopping Novo Batel: Desconto de 50% em todas as sessões de cinema com a apresentação da carteira da OAB/PR e para compra de até 2 ingressos. Endereço: Rua Dom Pedro II, Shopping Novo Batel, Piso 2, Sala 1, Curitiba. Email:
Email: cineplex@shoppingnovobatel.com.br

Preâmbulo Informática Ltda
: 001 Licença de uso por tempo determinado de seis meses do pacato Smart (CPJ -3C, ARQ-3C E CPJ-WEB) a ser entregue junto com a carteira da OAB/PR ou 50% de desconto do mesmo pacote de produtos, ao advogado iniciante até completar 24 meses a contar da data de inscrição nos quadros da OAB/PR. Endereço: Rua Benjamim Constant, 146, cj. 25, Curitiba. Telefone: 3322-1910. Site:  www.preambulo.com.br

Voe Park Estacionamento
: Desconto sobre a tabela vigente de 20%, (vinte por centos), até o mês de outubro de 2014, e após 10%, (dez por cento). Endereço: Av. Rocha Pombo, 2853, São José dos Pinhais. Telefone: 3382-7788


ESPAÇO OABPREV

Educação financeira de jovem piora em 2014, diz pesquisa

O brasileiro manteve o mesmo nível de educação financeira em 2014 na comparação com o ano passado, mas a medição piorou entre os jovens, informou a Serasa Experian em pesquisa conjunta com o Ibope Inteligência, divulgada recentemente. O Indicador de Educação Financeira (IndEF) continuou em 6,0, mas os componentes de Conhecimento e Comportamento mostraram piora de 0,1 ponto, para 7,4 e 5,1, respectivamente.

A medida de Atitude se manteve em 6,3. O indicador possui escala de 0 a 10. Os jovens apresentaram o pior desempenho: o grupo de 16 a 17 anos registrou queda na pontuação para 5,5, de 5,9. No grupo de 18 a 24 anos, a piora foi menor, para 5,8, de 5,9.

Apesar de o número geral permanecer estável, na passagem de 2013 para 2014 houve uma queda no número de pessoas que disseram registrar despesas superiores a receitas nos últimos 12 meses. O porcentual de renda mensal comprometida com dívidas maior que 50% também declinou. "Essas variações refletem uma postura mais cautelosa do consumidor brasileiro em 2014, em consequência do alto grau de inadimplência em 2013", informou o documento de divulgação do indicador.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de abril. Foram entrevistadas 2002 pessoas em 140 cidades de todos os Estados. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Fonte: Exame

Para contratar o Plano de Previdência, os advogados podem ligar para (41)3250-5856.


Curta a fanpage da CAI e receba todas as novidades da nossa Comissão:

Facebook: facebook.com/iniciantesoabpr
Contato: comissao.advogadosiniciantes@oabpr.org.br

Caixa de Assistência dos Advogados

Usufrua dos benefícios que a Caixa dos Advogados disponibiliza para você.

www.caapr.org.br
Escola Superior de Advocacia

Palestras, seminário e cursos de aperfeiçoamento profissional exclusivo para advogados.

www.oabpr.org.br/esa
OABPrev Paraná

Com as vantagens da OABPrev você garante desde já o futuro de sua família.

www.oabprev-pr.org.br

OAB Paraná - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú - (41) 3250-5700 - Curitiba/PR

Acesse o mapa, clique aqui.

Prezado(a) advogado(a), caso não deseje mais receber nosso informativo virtual clique aqui.