Informativo Eletrônico da CAI
DE FRENTE COM A CAIConversa descontraída sobre carreira com o jurista Flávio PansieriApós a reunião da CAI, dia 1º de setembro, começando às 20h, receberemos o advogado e conselheiro federal Flávio Pansieri para uma conversa descontraída sobre a carreira, missão institucional da OAB e as várias oportunidades proporcionadas pelo Direito. Todos estão convidados a participar, simultaneamente à conversa, da nossa pizzada por adesão. Serão cobrados R$ 10,00 daqueles que desejarem aderir à confraternização. Solicitamos, ainda, a doação de alimentos não perecíveis para nossa ação filantrópica.
BATE-PAPORené Ariel Dotti é o convidado da 2ª edição de bate-papos jurídicos da CAIA Comissão de Advogados Iniciantes e a Escola Superior de Advocacia (ESA) promovem no dia 10 de setembro (quarta-feira) um bate-papo jurídico com o advogado René Ariel Dotti, às 19h, na Sede da Seccional. Advogado, professor titular e doutor pela UFPR, ex-conselheiro federal da OAB, autor de várias obras e coautor de projetos legislativos na seara de direito penal e processo penal, o Professor Dotti possui muito a nos ensinar nesta 2ª edição do encontro. O projeto, idealizado pela CAI em parceria com a ESA, visa aproximar advogados iniciantes de juristas de destaque. Os participantes poderão interagir com o palestrante por meio de uma confraternização descontraída com música, degustação de vinho e canapés. Como inscrição pedimos a doação de alimentos não perecíveis (sugestão: arroz, feijão, macarrão, café ou achocolatado), que serão revertidos em favor da instituição de caridade “A Casa do Pai”. As inscrições são gratuitas através do site da ESA.
OAB TALENTOProjeto propõe integrar advogados e população através da arteA CAI, por meio do projeto OAB Talento, fará um levantamento das atividades extracurriculares exercidas pelos advogados, como a habilidade em tocar instrumentos, cantar, dançar, atuar, para posteriormente oportunizar apresentações nos eventos da Comissão de Advogados Iniciantes, da OAB/PR, em cursos, palestras, happy hour e festival cultural. A iniciativa visa fomentar a interação entre a OAB e a população através da arte. Além disso, há a intenção de estimular uma maior interação entre os advogados em início de carreira. Se você possui algum talento artístico e deseja compartilhar conosco envie um e-mail para: oabtalento@outlook.com
ESPAÇO ACADÊMICOMemoriais de julgamento e sustentação oral: função e importânciaA atuação do Advogado em segunda instância tem peculiaridades distintas da atuação em primeiro grau. Notadamente, duas ações são de especial atenção, e fundamental importância para o deslinde do feito: a apresentação de memoriais e a realização da sustentação oral.
É de conhecimento de todos a assoladora quantidade de processos a serem analisados e julgados por cada magistrado. Acresce-se a isso, ainda, o fato de que, em segunda instância, sempre haverá ao menos um Desembargador vogal, que não terá qualquer acesso aos autos. Seu voto, assim, será baseado no relatório e voto do relator e, quando houver, do revisor.
Diante disso, é imperativo ao zeloso Advogado fazer uso dos memoriais e da sustentação oral, sempre que possível. Os memoriais têm por escopo o que o próprio nome denota: o que traz à memória. Assim, devem-se colacionar apenas os principais argumentos, para que os Desembargadores cheguem à sessão já cientes do que será julgado.
Já a sustentação oral, por sua vez, tem efetivamente o condão argumentativo e de convencimento dos julgadores. Durante a sessão, é conferida a palavra ao Advogado pelo prazo regimental, ocasião em que tem contato direto com os Desembargadores, devendo assim, também de modo objetivo e claro, refutar os argumentos da parte contrária e demonstrar as razões pelas quais a sua tese deve prevalecer.
Dos conselhos dos mais renomados Advogados, atuais e pretéritos, sempre se depreende a necessidade de se utilizar de todos os meios para atuar em defesa dos interesses do cliente. Deste modo, em sede recursal, inconteste é a valia da apresentação de memoriais e da sustentação oral.
Khalil Vieira Proença Aquim- OAB/PR n.° 60.973 (Membro da CAI)
AGENDAReunião da Comissão de Advogados IniciantesA próxima reunião da CAI está marcada para o dia 1ºde setembro, às 19h, na sede da Seccional (Rua Brasilino Moura, 253, Curitiba-PR). Participe!
Espaço ESAPrograma-se e participe
|
|
|
|
|
|
|
15/09/2014 a 18/09/2014
.
|
|
Telepresencial
(Disponível para 21 subseções)
|
Gestão de escritórios de advocacia
|
|
|
Telepresencial
(Disponível para 24 subseções)
|
|
|
ESPAÇO CAA/PRCAA oferece diversos serviços e convênios Cineplex Shopping Novo Batel: Desconto de 50% em todas as sessões de cinema com a apresentação da carteira da OAB/PR e para compra de até 2 ingressos. Endereço: Rua Dom Pedro II, Shopping Novo Batel, Piso 2, Sala 1, Curitiba. Email: Email: cineplex@shoppingnovobatel.com.br
Preâmbulo Informática Ltda: 001 Licença de uso por tempo determinado de seis meses do pacato Smart (CPJ -3C, ARQ-3C E CPJ-WEB) a ser entregue junto com a carteira da OAB/PR ou 50% de desconto do mesmo pacote de produtos, ao advogado iniciante até completar 24 meses a contar da data de inscrição nos quadros da OAB/PR. Endereço: Rua Benjamim Constant, 146, cj. 25, Curitiba. Telefone: 3322-1910. Site: www.preambulo.com.br
Voe Park Estacionamento: Desconto sobre a tabela vigente de 20%, (vinte por centos), até o mês de outubro de 2014, e após 10%, (dez por cento). Endereço: Av. Rocha Pombo, 2853, São José dos Pinhais. Telefone: 3382-7788
ESPAÇO OABPREVEducação financeira de jovem piora em 2014, diz pesquisaO brasileiro manteve o mesmo nível de educação financeira em 2014 na comparação com o ano passado, mas a medição piorou entre os jovens, informou a Serasa Experian em pesquisa conjunta com o Ibope Inteligência, divulgada recentemente. O Indicador de Educação Financeira (IndEF) continuou em 6,0, mas os componentes de Conhecimento e Comportamento mostraram piora de 0,1 ponto, para 7,4 e 5,1, respectivamente.
A medida de Atitude se manteve em 6,3. O indicador possui escala de 0 a 10. Os jovens apresentaram o pior desempenho: o grupo de 16 a 17 anos registrou queda na pontuação para 5,5, de 5,9. No grupo de 18 a 24 anos, a piora foi menor, para 5,8, de 5,9.
Apesar de o número geral permanecer estável, na passagem de 2013 para 2014 houve uma queda no número de pessoas que disseram registrar despesas superiores a receitas nos últimos 12 meses. O porcentual de renda mensal comprometida com dívidas maior que 50% também declinou. "Essas variações refletem uma postura mais cautelosa do consumidor brasileiro em 2014, em consequência do alto grau de inadimplência em 2013", informou o documento de divulgação do indicador.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de abril. Foram entrevistadas 2002 pessoas em 140 cidades de todos os Estados. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Fonte: Exame
Para contratar o Plano de Previdência, os advogados podem ligar para (41)3250-5856.
Curta a fanpage da CAI e receba todas as novidades da nossa Comissão:
Facebook: facebook.com/iniciantesoabpr
Contato: comissao.advogadosiniciantes@oabpr.org.br
|