Informativo Eletrônico da CAI | Edição nº.21, ano 2015.

Caso esteja tendo problemas em visualizar este email, por favor clique aqui.

Informativo Eletrônico da CAI | Edição nº.21, Ano 2015

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná

Informativo Eletrônico da CAI

 

REVISTA ELETRÔNICA

CAI seleciona artigos científicos para a 3ª edição da Revista Eletrônica

A Comissão de Advogados Iniciantes da OAB Paraná irá selecionar artigos científicos de advogados em início de carreira para a 3ª edição da Revista Eletrônica da CAI, cujo tema é “A Interdisciplinaridade do Direito e a Atuação dos Advogados”. A publicação tem como objetivo fomentar discussões de interesse regional e nacional, de modo a oferecer um meio de divulgação de trabalhos, sempre que estes guardarem interesse com o tema proposto. O prazo para envio dos artigos é dia 12 de abril. Além da seção dos artigos, a Revista tem ainda um espaço de  entrevista com grandes personalidades, mensagem especial ao advogado iniciante e a 3ª edição terá também uma seção cultural. Para mais informações acesse: http://cai.oabpr.org.br/revista


“JÁ PASSEI POR ISSO”

Espaço para tirar dúvidas sobre o cotidiano da advocacia

Inauguraremos no dia 9 de março, às 19hs, no Espaço Cultural da Seccional, um canal de diálogo entre os advogados iniciantes para auxiliar no dia-a-dia da profissão. Nestes encontros, o advogado poderá tirar dúvidas sobre os mais diversos assuntos e também auxiliar os demais colegas. Assim, com a ajuda de um integrante da CAI que atuará como moderador, os advogados iniciantes poderão sanar dúvidas sobre, por exemplo, a melhor forma de contratar honorários, o recolhimento de custas recursais, como atender um cliente, poderes que devem constar no instrumento de procuração e quaisquer outros temas pertinentes ao exercício da profissão. Não é necessário fazer inscrição, pedimos apenas a doação de um quilo de alimento ou um produto de limpeza que será destinado às ações filantrópicas da CAI. Participe!


DE FRENTE COM A CAI

Bate-papo com a advogada Melissa Folmann

No próximo dia 4 de março (quarta-feira), a partir das 20hs, a Comissão de Advogados Iniciantes promoverá a 4ª Edição do “De frente com a CAI” com a advogada especialista em Direito Previdenciário, Melissa Folmann. Este evento é direcionado a todos os advogados iniciantes que queiram aprender com a experiência da convidada, em uma conversa totalmente informal. Confirme presença em nosso evento do Facebook.  A CAI pede a doação de alimentos não perecíveis para a ação filantrópica na instituição Lar Moisés. O evento será realizado no Espaço Cultural da OAB Paraná, na Rua Brasilino Moura, 253, Ahú. Antes do bate-papo, às 19h, haverá reunião da Comissão de Advogados Iniciantes. Aproveite para conhecer nossa Comissão chegando mais cedo e participando da reunião!


CAI e ESA

Cursos sobre Atualidades legislativas e prática jurídica

A CAI e a ESA promoverão cursos mensais a partir de 5 de março sobre mudanças legislativas e novas oportunidades de mercado, com foco no advogado iniciante. A primeira aula será proferida pelo advogado Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk sobre a alteração do Código Civil em relação à guarda compartilhada.
Inscrições: Site da ESA
Data e horário: 5 de março, das 19hs às 21hs
Local: Escola Superior de Advocacia
Investimento: R$ 20,00 (vinte reais)


ESPAÇO ACADÊMICO

A guarda compartilhada e a importância da atuação do advogado especializado em Direito de Família

A Lei 13.058/2014, que recentemente alterou os artigos do Código Civil que tratam da guarda (arts. 1.583, 1.584, 1.585 e 1.634), foi promulgada com o evidente intuito de incentivar a efetiva participação do pai e da mãe na educação e responsabilidade pelos filhos, determinando a guarda compartilhada como regra.

Nesse aspecto, o advogado que atua na área de família tem grande importância e influência, não somente ao esclarecer o verdadeiro significado e as reais consequências da guarda compartilhada, mas também ao incentivar o cliente a resolver a questão pensando no melhor interesse da criança, deixando de lado os interesses e muitas vezes ressentimentos pessoais.

Não raras vezes o cliente chega ao escritório absolutamente resistente à guarda compartilhada, imaginando que isso implicará na alternância de residência da criança. Este é o primeiro aspecto a ser elucidado - na guarda compartilhada, não necessariamente o filho passará metade do tempo com cada um; tal situação geralmente nem é indicada, haja vista a importância de a criança ter uma residência fixa. Ou seja, guarda não se confunde com regime de visitas. Compartilhar a guarda significa que as decisões com relação aos filhos devem ser tomadas em conjunto, retirando a responsabilidade somente de um dos genitores e obrigando que ambos estejam presentes na vida dos filhos e se sintam igualmente responsáveis por eles.

Feitos os esclarecimentos com relação às implicações e consequências da guarda, cabe ao advogado também a importante função de orientar o cliente a deixar de lado os ressentimentos advindos do término do relacionamento e agir pensando exclusivamente no bem estar e desenvolvimento sadio dos filhos. É importante que os genitores tenham a consciência de que terão esse vínculo eterno. O relacionamento afetivo pode acabar, mas o companheirismo entre pai e mãe, não.

O advogado que atua na área de família, além do conhecimento técnico, precisa ter a sensibilidade e preocupação de atuar na causa sempre orientando o seu cliente a preservar os filhos e cultivar um bom relacionamento com o ex-companheiro.

Autor: Gilliane Cristine Pombo - OAB/PR 54.448 (Membro da CAI)


AGENDA

Próxima reunião da CAI será no dia 4 de março

A próxima reunião da CAI está marcada para o dia 4 de março, às 19h, na sede da Seccional (Rua Brasilino Moura, 253, Curitiba-PR). Participe!


Curta a fanpage da CAI e receba todas as novidades da nossa Comissão:

Facebook: facebook.com/iniciantesoabpr
Contato: comissao.advogadosiniciantes@oabpr.org.br

Caixa de Assistência dos Advogados

Usufrua dos benefícios que a Caixa dos Advogados disponibiliza para você.

www.caapr.org.br
Escola Superior de Advocacia

Palestras, seminário e cursos de aperfeiçoamento profissional exclusivo para advogados.

www.oabpr.org.br/esa
OABPrev Paraná

Com as vantagens da OABPrev você garante desde já o futuro de sua família.

www.oabprev-pr.org.br

OAB Paraná - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú - (41) 3250-5700 - Curitiba/PR

Acesse o mapa, clique aqui.

Prezado(a) advogado(a), caso não deseje mais receber nosso informativo virtual clique aqui.